16.8 C
Curitiba
quinta-feira, 20, janeiro, 2022 | 07:49:45 AM

A amiga genial (HBO)

“Já fiz o suficiente por esta história. Escrevi-a.”  É assim que a escritora Elena Ferrante se refere à sua obra e mantém a aura de mistério em torno de seu nome, há mais de 30 anos.

Famosa mundialmente, esta italiana é a autora da tetralogia A Amiga Genial, que vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo. Porém, Elena Ferrante, na verdade, é pseudônimo de uma autora que nunca confirmou sua identidade, apesar das várias investigações jornalísticas apontarem para a tradutora Anita Raja, da mesma editora que publica seus livros e esposa do escritor napolitano Domenico Starnone, cujo apelido era Nino, como o personagem da saga de Ferrante (Nino Sarratore). (Será?)

Então que a HBO, que de boba não tem nada, transformou esta saga em série homônima, com duas temporadas já disponíveis (oito episódios cada). A terceira temporada está prevista para 2021 e retratará o terceiro livro. Apesar de reclusa, a já lendária Ferrante participou ativamente no processo de adaptação de sua obra para a tela.

E o resultado é sensacional. A história retrata a amizade de duas mulheres desde a infância até velhice em um bairro pobre na Nápoles pós-guerra e que seria Rione Lizzatti: Lena e Lila.

Sob a ótica feminina, viajamos a este lugar parado no tempo, com prédios decrépitos e ambiente permeado pelo patriarcado. A dominação da mulher é retratada na série de forma crua e chocante: violência física contra esposa e filhas, abusos psicológicos e sexuais… estão todos lá, lembrando a nós, mulheres do século XXI, que para chegarmos até aqui, nossas antecessoras trilharam um longo caminho de humilhação, medo e resiliência. Questões como o fascismo ainda latente, a máfia que explora os mais pobres, a burguesia que usa de ligações excusas para manter seu status quo também dão as caras em “A Amiga Genial”.

Neste contexo, assistimos então a duas amigas igualmente inteligentes, que pelejam pelo direito de permanecerem estudando – isso mesmo!. Neste ponto, chega a incomodar como as mães destas, então, meninas serem contra a emancipação das filhas através da educação. Elas apenas ecoam o comportamento machista dos maridos, demonstrando quase um ressentimento pelas rebentas não quererem ser como elas. Apenas Lena (a história é narrada sob a ótica dela) consegue prosseguir estudando… Lila não, e tem que se resignar trabalhando na sapataria da família e se submetendo a um casamento arranjado (destino para a maioria das mulheres na época).

O que notamos então é que Lila se torna amarga, arrogante e irascível. Já Lena segue doce, passiva, insegura e resignada. A dinâmica destas duas mulheres, que se complementam com suas personalidades antagônicas  e destinos diferentes permeia as duas temporadas disponíveis na HBO.

Grande mérito desta química se deve a bela interpretação das atrizes protagonistas: Margherita Mazzucco e Gaia Girace, escolhidas em um processo de seleção que durou oito meses e contou com milhares de candidatas.

O cenário também é papel de destaque. A HBO não economizou e replicou com competência um bairro napolitano decadente do pós-guerra.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o designer Giancarlo Basili passou uma semana na região para realizar pesquisas, antes de construir os cenários. Para garantir que tudo estava de acordo com a realidade local do pós-guerra, a produção levou um senhor que viveu no bairro naquela época para conhecer o set. Ele ficou tão emocionado ao ver as réplicas, que se emocionou e chorou durante a visita, diz o jornal.

Excelente produto da HBO, os dezesseis episódios já disponíveis são puro deleite. Uma ode ao feminino: à capacidade de superação inerente à mulher, aos seus anseios, sonhos e resignações.

A Amiga Genial, com tantos predicados, já se firma como uma das maiores obras audiovisuais da atualidade.  Recomendo muito.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Tubocast #19

Olá. Bem vindos ao Tubocast 19 A convidada de hoje...

Vamos falar de um momento histórico!

Para isso, uma diretriz deve ficar compreendida: em um momento onde o ar é tóxico de tanto ódio, nunca um ensinamento de...

Simples Nacional em foco na Região Metropolitana de Curitiba

Por que não conseguimos nos defender das argumentações legais? Simples por não possuímos fundamento consistente o bastante para contestar as irregularidades tributarias...

Da história para os livros, dos livros para as telonas.

Era manhã do dia 25 de agosto de 1961, quando o então presidente Jânio Quadros renuncia ao cargo de presidente da República,...

Mare of Easttown

Quando o nome de Kate Winslet está associado a algum projeto, confesso que...
1,172FansLike
34FollowersFollow
301SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados