16.8 C
Curitiba
sábado, 31, outubro, 2020 | 07:44:35 AM

Bom dia, Verônica

“Ivi em Cena” está de volta, depois de um hiato necessário para atuar em outra frente – campanha eleitoral 2020 e toda a responsabilidade que ela traz. Se puder dar uma dica fora do âmbito do entretenimento, é a seguinte: vote em candidato com projeto, alinhado com os anseios tanto dos municípios quanto dos menos favorecidos. A pandemia escancarou ainda mais a desigualdade social do Brasil. Podemos colaborar para minimizar isso nestas eleições municipais.

Dito isso, voltamos à programação normal. Nestas quatro semanas, consegui assistir a muita coisa boa para escrever sobre.

Tinha planejado falar sobre uma obra incrível da HBO, porém, a temática que envolve a série título da coluna de hoje pesou mais: feminicídio e assassinatos em série.

Baseada no livro homônimo da escritora e criminóloga Ilana Casoy, “Bom Dia, Verônica” traz Tainá Muller no papel título, sob a direção de José Henrique Fonseca e roteiro da própria Ilana e de Raphael Montes (especialista em analisar perfis psicológicos de criminosos).

Em oito episódios com duração de 40 minutos cada, todos gravados em São Paulo, a série conta com alguns clichês de tramas policiais, mas mesmo assim, é boa o suficiente para prender a atenção do expectador, ao mesmo tempo que retrata as idiossincrasias e preconceitos destilados diariamente na rotina de uma delegacia de homicídios.

Verônica é uma escrivã de polícia nesta delegacia, mãe de dois filhos, casada, e com uma tragédia pessoal em seu passado. Aguerrida, ética, feminista e inconformada com o “sistema”, se vê às voltas com dois casos envolvendo violência contra mulher: o do golpista que age em um site de encontros e que aplica o Boa noite Cinderela em vítimas mulheres e depois as furta e as chantageia com fotos, e o da esposa de um policial militar, Brandão (vivido por um Du Moscovis inspirado), Janete, interpretada por Camila Morgado.

Pausa para a interpretação de Morgado. Ela é vítima deste marido monstruoso e traz no olhar a humilhação, o desespero, a apatia e a passividade de quem convive com um abusador por tempo suficiente. Há cenas nas quais a personagem sonha que é feliz ao lado do esposo e a transformação das expressões do rosto da atriz é algo sensacional. Morgado merece todos os louros por interpretar essa mulher tão machucada que se torna cúmplice das atrocidades que seu algoz comete contra outras mulheres apenas pela paralisia e temor que este relacionamento lhe trouxe.

Na delegacia, podemos assistir a rompantes de machismo, proferidos – pois olhe lá -, por uma delegada, ao acolher o depoimento de uma das vítimas do golpista do site de encontros. É uma espécie de segunda agressão sofrida pela vítima.

Também assistimos a cenas de corrupção, conluio e de abuso de autoridade. E é justamente contra tudo isso que Verônica busca lutar. A trama caminha bem, é envolvente, porém se perde um pouco no argumento que envolve o assassino em série da história. A conspiração em torno deste enredo é meio confusa demais, mas isso não traz demérito ao conjunto da obra.

 “Bom Dia, Verônica” é instigante, inteligente, bem dirigida e exige uma segunda temporada… Que pelo último episódio tem tudo para ser ainda melhor que a primeira.

 Recomendo…

Artigo anteriorDireito de recompensa
Próximo artigoTrégua no Pessimismo !

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Nelton Friedrich promove live com tema relacionado ao dia do trabalho

Nelton Friedrich promove live em suas redes sociais com o tema, a deterioração do trabalho e renda no Brasil. Os...

GET: 31 significados (com exemplos)

Você já notou que GET aparece em diferentes contextos e com diversos significados? Poisé! GET tem 31 significados diferentes. Sim, você leu...

Quando se encerra a obrigação do pagamento de pensão alimentícia aos filhos?

O direito ao recebimento de pensão alimentícia pelos filhos menores encontra amparo na Constituição Federal através do artigo 229, que nos diz...

I may destroy you

       Disponível na HBO e produzida pela BBC, “I may destroy you" já é considerada uma das...

Fórum em defesa da Copel Telecom reúne lideranças do estado

Evento on-line acontece neste sábado e tem o objetivo de conscientizar os paranaenses da importância estratégica da empresa como patrimônio público
1,172FansLike
34FollowersFollow
290SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados