16.8 C
Curitiba
domingo, 26, setembro, 2021 | 10:30:05 PM

Buraco na Parede

O imenso catálogo de filmes disponibilizado pelo Netflix, apesar de encher os olhos e ser fonte quase inesgotável de opções (há controvérsias!!) – ainda mais em tempos de #fiqueemcasa -, também possibilita que passemos batido por verdadeiros joias cinematográficas.

É o caso do filme sul-africano “Buraco na Parede”, -indicado por um fã confesso de filmes “off mainstream”, como eu. 

Ao ler à sinopse, pode-se concluir – precipitadamente, diga-se de passagem -, que estamos diante de mais uma história de ressignificação, quando o personagem principal descobre que tem poucos meses de vida e resolve aproveitá-los de forma intensa e reconciliadora.

Porém, “Buraco na Parede” vai além disso. Dirigido e produzido por Andre Odendaal (que também vive o protagonista da história) e Johan Vorster, ambos com produções consistentes no IMDb, a película  – que coleciona alguns prêmios, entre eles o de Melhor Diretor e Melhor Editor no Festival Internacional de Cinema de South Hampton -, consegue ser intimista, sensível, engraçada, tudo sem flertar com o dramalhão ou a pieguice.

No centro da história, temos Riaan, sujeito independente, de espírito livre e hedonista que descobre ter um câncer de cólon no estágio quatro.

Com poucos meses de vida pela frente, Riaan, durante um de seus mergulhos diários no mar, conhece Ava e propõe a ela um emprego/aventura: o acompanhar na sua última viagem pela África do Sul, revendo amigos, amores e lugares.

Para isso, Riaan convoca o filho único, Ben, a quem não vê há três anos e que vive no exterior, para ser o terceiro elemento nesta jornada.

Nem tudo serão flores nesta pequena odisseia pessoal: ressentimentos e conflitos também vêm à tona, o que deixa a história ainda mais humana e sem idealizações. 

Totalmente falado no idioma africâner e tendo como cenário as estonteantes paisagens de Transkei e KwaZulu-Natal, incluindo a fazenda de café do protagonista, o longa é deleite para os olhos. Mas acima disso, deixa uma mensagem que vai além dos créditos finais: a vida é curta e inesperada.

Filme belo e que pode nos levar a uma breve autoavaliação… Recomendo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Plataforma Todos com Ciro no Paraná organiza vídeo para lançamento do livro, Projeto nacional: O dever da esperança

A plataforma Todos com Ciro no Paraná organiza vídeo para lançamento do livro, Projeto nacional: O dever da esperança,...

Da história para os livros, dos livros para as telonas.

Era manhã do dia 25 de agosto de 1961, quando o então presidente Jânio Quadros renuncia ao cargo de presidente da República,...

Mare of Easttown

Quando o nome de Kate Winslet está associado a algum projeto, confesso que...

Cafarnaum

Dilacerante… Este seria o adjetivo, se tivesse que resumir em uma palavra o filme “Cafarnaum" da diretora...

Radioactive

Uma cinebiografia que aborda a história de uma mulher, cientista, primeira na história a vencer o Prêmio...
1,172FansLike
34FollowersFollow
302SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados