16.8 C
Curitiba
domingo, 29, novembro, 2020 | 11:04:44 PM

Buraco na Parede

O imenso catálogo de filmes disponibilizado pelo Netflix, apesar de encher os olhos e ser fonte quase inesgotável de opções (há controvérsias!!) – ainda mais em tempos de #fiqueemcasa -, também possibilita que passemos batido por verdadeiros joias cinematográficas.

É o caso do filme sul-africano “Buraco na Parede”, -indicado por um fã confesso de filmes “off mainstream”, como eu. 

Ao ler à sinopse, pode-se concluir – precipitadamente, diga-se de passagem -, que estamos diante de mais uma história de ressignificação, quando o personagem principal descobre que tem poucos meses de vida e resolve aproveitá-los de forma intensa e reconciliadora.

Porém, “Buraco na Parede” vai além disso. Dirigido e produzido por Andre Odendaal (que também vive o protagonista da história) e Johan Vorster, ambos com produções consistentes no IMDb, a película  – que coleciona alguns prêmios, entre eles o de Melhor Diretor e Melhor Editor no Festival Internacional de Cinema de South Hampton -, consegue ser intimista, sensível, engraçada, tudo sem flertar com o dramalhão ou a pieguice.

No centro da história, temos Riaan, sujeito independente, de espírito livre e hedonista que descobre ter um câncer de cólon no estágio quatro.

Com poucos meses de vida pela frente, Riaan, durante um de seus mergulhos diários no mar, conhece Ava e propõe a ela um emprego/aventura: o acompanhar na sua última viagem pela África do Sul, revendo amigos, amores e lugares.

Para isso, Riaan convoca o filho único, Ben, a quem não vê há três anos e que vive no exterior, para ser o terceiro elemento nesta jornada.

Nem tudo serão flores nesta pequena odisseia pessoal: ressentimentos e conflitos também vêm à tona, o que deixa a história ainda mais humana e sem idealizações. 

Totalmente falado no idioma africâner e tendo como cenário as estonteantes paisagens de Transkei e KwaZulu-Natal, incluindo a fazenda de café do protagonista, o longa é deleite para os olhos. Mas acima disso, deixa uma mensagem que vai além dos créditos finais: a vida é curta e inesperada.

Filme belo e que pode nos levar a uma breve autoavaliação… Recomendo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

PDT e REDE se unem em Curitiba para participar de movimento em defesa da democracia

Hoje (18/06), nas redes sociais dos partidos PDT e REDE em Curitiba foi divulgado o manifesto denominado, Janelas pela...

Era uma vez um sonho

Um filme sob a direção de Ron Howard, que tem no elenco Amy Adams e Glenn Close...

Nove dicas para evitar dor de cabeça na Black Friday

A Black Friday deste ano será no dia 27 de novembro, contudo, muitas promoções já começam a surgir, e é muito...

Rosa e Momo

Sophia Loren presenteia o público do Netflix com uma atuação sensível e no tom certo de Rosa,...

Tubocast #27

Chegamos ao 27º episódio do Tubocast e hoje recebemos o Filipe Holanda, que comanda o podcast “Conversa na Varanda”.
1,172FansLike
34FollowersFollow
292SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados