Se você está acompanhando nossos posts, você já viu Como começar seu negócio digital do zero, viu também Como criar presença digital para seu negócio e agora vamos entender um pouco mais sobre as estratégias e ferramentas de marketing que existem atualmente.

Estude, estude e estude!

Antes de mais nada, pesquise sobre o algoritmo das redes sociais, entenda mais sobre ferramentas de marketing como YOAST e SEO, aprenda o que é nicho e subnicho (e saiba qual é o seu), crie a sua persona e descubra o que funciona pro seu público e o que não funciona. Assim, você vai conseguir identificar os conteúdos que atraem o seu público alvo para o seu negócio digital. E é sobre tudo isso que vamos falar a seguir!

Nicho, subnicho e Buyer Persona

Para começar, precisamos entendendo alguns conceitos básicos que serão muito importantes nos próximos passos.

Nicho é basicamente a área em que seu negócio atua, por exemplo: Vamos criar aqui um curso de Inglês.

Já o subnicho é como um nicho dentro do nicho. No caso do nosso exemplo, poderia ser um curso de Inglês para taxistas e motoristas de aplicativos.

Bem específico, não é? Quanto mais você conseguir focar seu produto, melhor você vai entender a sua Buyer Persona, que é o nosso próximo assunto.

A Buyer Persona é uma pessoa fictícia que representa o seu público alvo.

Buyer em Inglês significa comprador e Persona vem de pessoa, personagem.

Quem vai comprar o produto que criamos? Homens? Mulheres? Qual a faixa etária dessas pessoas? Qual é a renda? Onde moram? São casados ou solteiros? Têm filhos? O que fazem no seu tempo livre?

Como eu disse anteriormente, quanto melhor você conhecer seu público, melhor será o desempenho da sua estratégia de marketing, e melhor será a escolha dos conteúdos.

Como fazer a escolha dos conteúdos?

Sendo curta e grossa: seu conteúdo precisa ser útil. As pessoas buscam conteúdos que as ensinem algo novo, que tirem suas dúvidas e façam alguma diferença pra elas.

Ninguém quer mais do mesmo.

O seu conteúdo gratuito deve ser muito bom para que os seus seguidores tenham interesse pelo seu conteúdo pago.

Caso você não saiba sobre o que falar, você pode usar o Answer the Public. Nele você encontra quais as buscas relacionadas ao seu assunto que as pessoas fazem na Internet.

Você também pode ver sobre o que seus concorrentes falam (e deixam de falar) pra ter uma base.

E onde eu posso postar esses conteúdos?

Seu conteúdo pode ser em formato de vídeo no Instagram, Youtube ou Facebook.

Pode ser também um e-book gratuito (que tenha relação com os interesses da sua Buyer Persona). E-book é uma ótima estratégia de inbound marketing, e se você não souber o que isso significa, recomendo a leitura desse post da Rock University.

Seu conteúdo pode ser escrito em um blog. E já te digo uma coisa: Caso você tenha um blog, é importante você entender um pouco sobre YOAST e SEO.

E falando nisso, vamos entrar um pouco mais nesse assunto?

Mas afinal, o que é SEO?

SEO é uma sigla em Inglês para Search Engine Optimization, ou seja: Otimização para motores de busca.

Em termos um pouco mais técnicos, são estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de busca orgânica do Google e através de influências no algoritmo, definem o ranking de cada página publicada na internet que são mostradas de acordo com as palavras-chave relacionadas a elas.

Para você visualizar melhor, vamos criar um cenário: Sabemos que quando buscamos algo no Google, existem milhares de sites falando sobre aquele assunto e o objetivo do Google é que você tire suas dúvidas em poucos cliques.

Você quer pesquisar sobre Samambaias e os cuidados necessários, então você entra no Google e busca: Como cuidar de Samambaias?

Certamente teremos muitos sites falando sobre Samambaias, mas o Google quer te dar a melhor resposta possível.

Por isso, os primeiros resultados que aparecem, são aqueles que o Google julga como sendo os melhores.

Mas como o Google sabe quais são os melhores textos pra sua dúvida? Através de SEO!

Algumas técnicas de SEO que falaremos a seguir fazem com que o Google identifique se um texto é bom ou não e determine sua posição no ranking.

Algumas dessas técnicas são:

  • A utilização de palavras-chave
  • URL amigável (olha aí novamente a importância do domínio)
  • O título do texto estar presente no texto, mostrando que o conteúdo é coerente com o que promete
  • O tamanho do texto (o Google considera que textos muito curtos não esclarecem muitas dúvidas)
  • Plágio. Se seu texto for uma cópia de outro texto da Internet, vai arruinar seu SEO.

E por fim, o que é YOAST?

Yoast é uma ferramenta do WordPress, que é uma excelente plataforma para você criar seu blog.

Você pode aprender tudo sobre YOAST e SEO clicando aqui.

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