16.8 C
Curitiba
segunda-feira, 13, julho, 2020 | 09:03:19 AM

Conselhos Municipais podem ser um antídoto contra a sensação de impotência do cidadão

 Um dos fatores importantes para desenvolvimento de uma sociedade é o nível de influência da população nas políticas públicas. A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania e ajuda a combater o desânimo da população com a política. Ao integrar um Conselho Municipal de Políticas Públicas, o cidadão percebe que pode influenciar decisões e ações em áreas essenciais para a sociedade, como a saúde, a educação e a assistência social.

Para Mariana Calencio, coordenadora de programas da ONG Agenda Pública, o sistema político-eleitoral brasileiro pode ser criticamente chamado de “democracia de um dia só”. Essa expressão traduz a sensação de impotência de muitos cidadãos. “Quantos de nós exercemos o direito democrático apenas com o voto, em apenas um dia?” Para ela, é também dentro dos conselhos em que a população pode exercer verdadeiramente sua cidadania, ajudando a transformar a vida que se leva no lugar em que se vive.

“Quando isso acontece, a cidade se torna mais do que um território de vivência e produção – vira também um espaço de participação política ativa”, afirma. Em Serra do Salitre (MG), essa ONG mantém um projeto que promove não apenas o aprimoramento da gestão pública local como também qualificação da participação da sociedade em assuntos públicos, para uma atuação estruturante e duradoura.

É nesse município que vive Altair Gonçalves dos Anjos, de 52 anos. Ele é comerciante, presidente do Conselho Municipal de Saúde, integrante de uma associação de bairro e, como se vê, um entusiasta da participação popular. Para ele, o conselho é essencial para que a população elabore, cobre e fiscalize projetos importantes. Altair cita campanhas bem sucedidas de prevenção de doenças epidemiológicas como dengue e chikungunya como um exemplo emblemático das conquistas do conselho de Serra do Salitre. O comerciante também destaca a nova UTI instalada na cidade e renovação da frota de ambulâncias.

É importante lembrar que os conselhos citados pela Constituição – especificamente, educação, saúde e assistência social – são deliberativos, pois neles pode haver, de fato, debate e tomada de decisão. Nesses canais de participação, a sociedade civil é capaz de intervir na implementação de políticas públicas, questionar seu funcionamento e propor alterações e melhorias.

Já nos conselhos municipais de outras áreas, como de Direitos da Mulher, da Juventude, do Meio Ambiente, de Direitos LGBT, entre outros, a função pode ser consultiva e depende da determinação da lei orgânica de cada município. De todo modo, nos dois tipos de conselho, os representantes oficiais incluem diferentes categorias (por exemplo: professores, pais de alunos e gestores públicos), têm um número fixo e mudam periodicamente.

Também nos dois formatos, as reuniões são sempre abertas à população. Por princípio, todos podem participar.

 

Por: Augusto Menna Barreto  

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Tubocast #02

Neste episódio recebemos o Bruno Kafka, membro do conselho do Instituto Barão do Serro Azul, e conversamos sobre as...

Tubocast Extra #02

Neste segundo episódio extra, recebemos o jornalista, publicitário, editor-chefe do Observatório G e Youtuber no canal Bee40tona. Falamos sobre relacionamento, orgulho e outras coisas! Spotify Anchor iTunes Breaker Castbox Google Radio...

Nelton Friedrich | Apesar de Brasília, por uma economia pós pandemia

     Alô minha gente. Todos estamos vivenciando essa tragédia sanitária. Porém  a situação está muito agravada devido a forma como os estrangeiros estão...

Mucize

E o cinema da Turquia surpreende novamente… Depois da belíssima versão - já comentada aqui - do “Milagre da Cela 7”, é a vez...

Debate eleitoral para a disputa da PMC já tem data definida

Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, no dia 02 de julho, que adiou as eleições municipais deste ano devido...
885FansLike
25FollowersFollow
278SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados