16.8 C
Curitiba
sábado, 30, maio, 2020 | 09:06:26 AM

O Brasil que me envergonha | Silvio M Fernandes

CATEGORIAS:

Em 2018, antes das eleições, a Rede Globo lançou uma campanha intitulada “O Brasil que eu quero”. A campanha passou, o Brasil idealizado pelas pessoas não veio e tenho a convicção que não virá.

Em outubro do mesmo ano encontrei na Colômbia um engenheiro argentino que, ao notar a minha brasilidade, veio conversar sobre a situação dos nossos países.

Também faziam parte da conversa um senhor da República Dominicana e uma colombiana que disse a seguinte frase: “afortunadamente agora temos um governo de direita.” Ele, o argentino, respondeu dizendo: “Conheço vários países… a Austrália, a Itália e o Brasil”. E completou: “Do Brasil, conheço vários estados: São Paulo, Rio, Bahia… mas o teu estado gaúcho conheço quase tudo. Namorei uma gaúcha e vou te dizer uma coisa: Nossos países são ricos mas estamos muito mal e eu não quero mais pensar, eu cansei de pensar, eu não vou mais pensar qual a solução. Chega… cansei!" 

Aquilo me marcou e me fez refletir: "Ninguém está preocupado com o país verdadeiramente, mas sim em defender suas ideologias e tirar vantagem.” Basta observar, as idas e vindas das campanhas, todas cheias de promessas e cheias de esperanças. Testemunhei tudo se transformando em escândalos vexatórios e com isso acabei desenvolvendo uma resistência tamanha a ponto de afirmar que tenho convicção de que o Brasil que eu quero não virá, e ao final… o Brasil que temos me envergonha.

Eu me envergonho do Brasil das pessoas que defendem políticos, mesmo com sua desonestidade explícita, usando os mais variados argumentos e deixando de lado os roubos… como se fossem algo pequeno e sem importância. Adeptos da lei Maluf, “roubou, mas fez.” Sinto vergonha do Brasil onde as pessoas vibram com a prisão de um ex-presidente, quando isso, em um país sério, seria motivo de tristeza e não de glória. Também me envergonha ver massas de manobra acampadas às custas de recursos de origem duvidosa para defender um político corrupto. 

Também me envergonha o fato de existirem pessoas que, mesmo condenadas por desvio de recurso público, estão livres, vivendo vidas luxuosas advindas destes crimes. E me revolto quando chego a conclusão de que meteram a mão no dinheiro do povo sabendo que a impunidade imperaria.

Ainda me envergonha estarmos sendo governados por um presidente que não tem uma postura de estadista, que não age e não fala como um. Do outro lado, também me envergonha o fato de termos opositores que se satisfazem desta situação, fazem da política suas vísceras e se alegram com o desandar do governo trazendo no seu íntimo o pensamento: “quanto pior melhor”, ignorando que os perdedores somos todos nós!

Enquanto escrevia, recordei de uma frase de um velho amigo da época do governo Brito que disse: “o Colares vai estourar na próxima eleição pra presidente.” Eu me recordo do sentimento de surpresa e perguntei: “como assim?” E de fato, fez um governo contestadíssimo.” Ele me respondeu: “vamos torcer para que o Brito não faça um bom governo… daí vais ver como vai aparecer o Colares”. 

Que lamentável, que lamentável… 

Torcia contra seu estado simplesmente para que seu candidato fosse beneficiado, em um país onde temos que pagar a campanha dos políticos, sair de casa para votar neles, pagar o salário deles e sustentar toda mordomia e desonestidade. Neste país onde testemunhamos amigos e familiares estragando seus laços em acusações nas redes sociais, só me resta uma coisa: 

Fazer minhas palavras as palavras do argentino: “Cansei”. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

12 minutos com Nelton Friedrich | Saída de Moro do governo de cri(s)(m)es – Parte 2

Olá, hoje trazemos a segunda parte da análise do Nelton Friedrich, onde comenta o episódio que gerou o desligamento...

O Espião

De acordo com a Wikipédia, Eliyahu Ben-Shaul Cohen, comumente conhecido como Eli Cohen, foi um espião israelita. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho de...

O QUE TEM EM COMUM OS 4 LÍDERES MUNDIAIS EM CONTÁGIOS DA COVID-19?

No momento que inicio este artigo, coincidentemente, recebo a notificação na minha tela, do Jornal Zero Hora, de que o Brasil acaba de superar...

Contrato de locação residencial em tempos de Coronavírus

  A COVID-19 é uma doença causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, que pode acarretar desde infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Pelo fato de ser uma...

Gustavo Fruet, os repasses feitos pela Prefeitura às empresas de ônibus é recorde

O Deputado Federal Gustavo Fruet, hoje em suas redes sociais apontou para um recorde nos repasses financeiros da Prefeitura para as empresas de ônibus....
854FansLike
18FollowersFollow
275SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados