Hoje (18/06), nas redes sociais dos partidos PDT e REDE em Curitiba foi divulgado o manifesto denominado, Janelas pela Democracia Curitiba.
Este manifesto além de apoiar em âmbito local a aliança nacional que tem como objetivo principal a defesa da democracia e sua instituições, tem o objetivo de fortalecer o evento Janelas pela Democracia que ocorrerá hoje as 18:30 na internet e nas redes sociais.
Segundo Dudu Moreira, membro do PDT Curitiba e um dos organizadores do manifesto, “este documento é muito importante pois faz eco no plano municipal à uma aliança que vem se formando no plano nacional. O PDT e a REDE aqui estão juntos em defesa das instituições democráticas.
Para Sergio Marangoni porta voz da REDE Curitiba, “é sempre positivo debater sobre democracia e este evento abre essa oportunidade. A sociedade Curitibana muito conectada e respeitosa irá se posicionar sempre em favor desta abertura e justamente por estas características que a Rede e o PDT estão unidos por essa causa.”
Ainda sobre o evento o Deputado Federal Gustavo Fruet complementa, “o janelas pela democracia é uma oportunidade de posicionamento e diálogo com a sociedade curitibana em favor de valores democráticos. A REDE e o PDT assinam o manifesto neste primeiro momento, porém o diálogo com os demais segue”.
Sobre a aliança partidária, André Menegotto, Presidente Estadual do PDT fala, “A Frente Nacional composta por PDT – PSB – REDE – PV e CIDADANIA representa hoje a mais importante frente de oposição ao governo Bolsonaro. Ao mesmo tempo, apresenta a proposta mais viável de construção de unidade popular em torno de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. No Paraná o PDT trabalha no sentido de reproduzir a unidade entre os partidos e movimentos sociais que representam essa nova proposta”.
Confira o manifesto Janelas pela Democracia Curitiba na íntegra:
MANIFESTO JANELAS PELA DEMOCRACIA CURITIBA
Tendo em vista:
– O esforço nacional em construir uma alternativa política baseada em um Projeto de Desenvolvimento, pautado na justiça social, no desenvolvimento da indústria local e na preservação da natureza;
– O quanto valorizamos o diálogo e a política, com o intuito de entregar alternativas e resultados concretos à sociedade;
– A necessidade de defesa das instituições que garantem a liberdade e a democracia desta república. Inclusive a defesa de valores constitucionais como a liberdade de imprensa, a liberdade dos poderes e a verdade;
– A crise sanitária que atravessa fronteiras;
– A grave crise política e econômica deflagrada em âmbito nacional e a crescente necessidade de construir caminhos políticos alternativos à realidade presente;
– E que o bem comum deve superar disputas ideológicas.
– Reforçamos ainda que este documento não constitui alinhamento eleitoral, tendo em vista que cada partido vem construindo sua própria alternativa pelas vias democráticas, mas sim um alinhamento de postura com o momento nacional. O PDT e a REDE permanecem construindo juntos a democracia tão necessária a nossa sociedade.
– Vamos fazer diferente.