16.8 C
Curitiba
segunda-feira, 13, julho, 2020 | 07:13:01 AM

18 presentes

Spoiler Alert: esteja hidratado(a), pois vais chorar.

Recomendação feita, venho essa semana para falar sobre o belíssimo filme italiano 18 Presentes (18 Regali), que conta com excelentes atores, que conseguem transmitir a pluralidade de sentimentos envolvidos.

A obra é baseada na história real de história real de Elisa Girotto, uma italiana que faleceu em 2017, quando sua filha completou um ano de idade. Ao descobrir que tinha pouco tempo de vida, ela deixou cartas escondidas para o marido Alessio Vicenzotto – que também é roteirista do filme, ao lado do diretor Francesco Amato, de Massimo Gaudioso e Davide Lantieri -, imaginando como seria o futuro da sua filha Anna.

O roteiro do filme do Netflix foi bastante adaptado para contar esta história e contou até com um toque de realismo mágico (que eu amo).

A obra de ficção mostra um casal apaixonado (Elisa e Alessio), em 2001, vivendo uma gravidez tranquila da esperada Anna. Até que o chão dessa família desaba, pois, a descoberta de um câncer de mama incurável desnorteia nossos protagonistas. Também acompanhamos o nascimento de Anna, bem como as festas de aniversário nas quais ela recebe do pai um presente deixado pela mãe.

Esse antagonismo de emoções mexe com os sentimentos do expectador (comigo, pelo menos). Afinal, uma vida surgindo e outra terminando me causou aquela sensação incômoda de que a vida não é nada justa, mesmo. Porém, a direção correta e sensível de Amato não permitiu o dramalhão, bem como a iluminação e o figurino. A trilha sonora também ajuda neste contexto de sentimentos dúbios, nascimento e perda, sendo intensa e nada depressiva. Apenas maravilhosa.

Os anos passam e o descontentamento da menina e posteriormente da adolescente Anna com seus presentes de aniversário maternos só aumenta. É possível perceber um ressentimento que cresce concomitantemente à jovem: a mãe, filha e esposa perfeita a deixou sozinha e ela não pôde conhecer essa pessoa que só deixou memórias boas para todos.

Neste momento, ela foge de sua festa de 18 anos, na qual receberia, enfim, seu último presente e sofre um atropelamento que a deixa inconsciente no hospital. A partir daí, os roteiristas optaram pela pitada de realismo fantástico que dá toda a liga na história. Sem mais spoilers, neste momento a rebelde Anna resgata sua história, reconhece os motivos de cada presente e faz, enfim, as pazes com seu passado.

Tudo muito emocionante e natural: afinal, é uma história de luto, mas acima de tudo é uma história de amor incondicional e de novos significados. Não é preciso superar ou esquecer uma perda desta, apenas ressignificar tal dor e seguir em frente. E isso o filme consegue retratar bem e aumentar as lágrimas desta que vos escreve.

Aliás, como escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: “também temos saudade do que não existiu, e dói bastante”.

Recomendo demais…

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Otimismo com nova vacina começa a aparecer no radar.

O Otimismo com o surgimento de uma nova vacina parece estar começando a sensibilizar as expectativas do mercado e...

Tubocast Extra #02

Neste segundo episódio extra, recebemos o jornalista, publicitário, editor-chefe do Observatório G e Youtuber no canal Bee40tona. Falamos sobre relacionamento, orgulho e outras coisas! Spotify Anchor iTunes Breaker Castbox Google Radio...

Nelton Friedrich | Apesar de Brasília, por uma economia pós pandemia

     Alô minha gente. Todos estamos vivenciando essa tragédia sanitária. Porém  a situação está muito agravada devido a forma como os estrangeiros estão...

Mucize

E o cinema da Turquia surpreende novamente… Depois da belíssima versão - já comentada aqui - do “Milagre da Cela 7”, é a vez...

Debate eleitoral para a disputa da PMC já tem data definida

Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, no dia 02 de julho, que adiou as eleições municipais deste ano devido...
885FansLike
25FollowersFollow
278SubscribersSubscribe
Curitiba
nuvens quebradas
16.8 ° C
17 °
16.7 °
100 %
2.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
22 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
26 °

Artigos Relacionados