Hoje o Tubocast conversa com Léo Cezimbra – YouTuber, militante e ativista LGBTQI+ e da área da saúde. Ele é uma pessoa vivendo com HIV; e autor do livro: Confissões de um soropositivo.
Natural de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Leonardo Cezimbra descobriu que vivia com HIV aos 32 anos, no check-up preventivo que realizava periodicamente. A surpresa inesperada mudou toda sua vida após o diagnóstico. Assim como muitos que recebem essa notícia pela primeira vez, Leonardo pensou que poderia morrer em dois meses e que iria perder todo contato com as pessoas que amava.
Porém, o que faz a diferença é buscar informação. Leonardo não esperou o tempo passar e logo na primeira semana pesquisou sobre o HIV e as formas de tratamento. Por ter nascido em uma cidade pequena, Leonardo sofreu bullying durante toda a vida em razão de sua sexualidade. Era óbvio que, em uma cidade de interior, os comentários começariam a surgir. O serviço de saúde ficava no centro da cidade e Leonardo, mais uma vez, teve que passar por situações de preconceito.
Ele conta que ALGUMAS PESSOAS CHEGARAM A NÃO ASSISTIR AULAS com ele POR MEDO DA ÁGUA DA PISCINA ESTAR INFECTADA. Por isso, ele resolveu se expor de vez. Faltava informação às pessoas e ele sentia que deveria levar essa informação a elas. No entanto, isso fez com que ele descobrisse uma força que talvez nunca soubesse que tinha. Leonardo conseguiu essa força pelo acolhimento de sua família e pela adesão ao tratamento.
Leonardo começou a escrever suas experiências anonimamente em uma página nas redes sociais e, com o tempo, ele deixou o anonimato e assumiu sua identidade. A página se chama Confissões de um soropositivo. Ele reuniu todas as confissões que escreveu e publicou um livro, o que também gerou um canal no YouTube. Outras pessoas começaram a se identificar e enxergar nos relatos a possibilidade de ficarem bem. Acompanhe agora o nosso bate papo descontraído com esse militante incrível. Mas antes nossos recadinhos. Estamos com uma campanha no Apoia.se. Sua ajuda é fundamental para que o Tubocast continue existindo! Se você quiser nos ajudar entre em : apoia-se/tubocast_antifa e contribua com o valor que desejar. Você nos ajuda e ainda ganha o direito de assistir as gravações dos nossos episódios.
Lembramos que nossas redes, @tubocast, estão abertas para sugestões, parcerias e críticas.
Artigo anteriorTubocast #20
Próximo artigoTubocast #22
Guto
Augusto Menna Barreto é historiador, tradutor de francês, professor e jornalista. Possui mestrado em História Social, subárea Teoria da História, pela Faculdade de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas (FFLCH) - USP, graduação em História pela Universidade de São Paulo e graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná . Atualmente é professor, jornalista e tradutor autônomo (francês-português). Têm experiência como gerente de redes sociais e editor de sites de ONGs e grupos de Advocacy (Agenda Pública, Escola de Políticas Públicas e Plataforma ODS). Tem experiência como jornalista-editor de sites de ONGs e Grupos de pressão. Tem experiência nas áreas tradução e interpretação (livros, artigos e resumos); e em educação e ensino (língua francesa e história). Tem experiência na organização de eventos, como o Congresso Internacional LGBTI+, e eventos acadêmicos. É coordenador da área de HIV/ Aids da Aliança Nacional LGBTI+, e Conselheiro Muncipal de Saúde em Curitiba. Tem experiência como educador social, e como coordenador de grupos de apoio. Na área acadêmica atua na área de História, História Social, com ênfase em História e Mídia, Teoria da História, História Intelectual, atuando atualmente principalmente nos seguintes temas: História Social, Teoria da Mídia e História Social da Aids. É editor-chefe do Tubocast.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui